O Concerto de Cuba
_____________________________________________
O Actor Fernando Fernandes, tão popular e multifacetado Artista, expondo pela primeira vez ao grande público o seu talento de Actor e Intérprete Musical quando da sua passagem pela Série Juvenil da TVI, "Morangos Com Açúcar", depressa se afirmou cantor brilhante, dando lugar e alma a um dos projectos musicais mais aplaudidos a nível nacional entre a juventude, nos últimos 2 anos.
É frequente vermo-lo participar em diferentes programas de televisão como cantor, impressionando em cada actuação através de um rigor de tempos intocável e de um domínio absoluto dos temas que interpreta, assim como as invulgares características da sua voz nítida e transparente.
Acompanhámos muitos dos seus espectáculos nos últimos 2 anos em diferentes pontos de Portugal. No último dia de Agosto, no passado domingo, voltámos a encontrá-lo em Cuba, nas imediações da cidade de Beja, para mais uma actuação que fulminou as sensibilidades e reproduziu nos olhares do seu público um indescritível afecto e admiração, que estimula diálogo entre cada música interpretada.
Cuba é para o Fernando, um lugar muito especial. Viveu aqui perto em criança. Foi aqui que fez os primeiros anos de escola. Admiradores e amigos juntaram-se, estiveram presentes para o receber e ouvir.
A contagiante surpresa da noite chegou, ao apresentar-nos "Gaivota" de Alexandre Onil, levada à cena internacional da música por Amália Rodrigues e que seduziu Fernando Fernandes aos 11 anos de idade, quando a interpretou de forma comovente no festival Bravo Bravíssimo.
Aqui o tema volta a ser reproduzido com uma energia rara e arrebatadora. Timbres e nuances que lhe conferem uma aceitação frontal e explosiva por parte do público, como sempre, maioritariamente jovem.
Queremos ouvir mais fado na voz do Fernando. Havemos de o reconhecer e consagrar como um representante da música portuguesa, ao mais alto nível internacional.
__________________________________________________________
Copyright: Actores National Gallery. Interdita a Reprodução Sem Aviso Prévio - SPA - Sociedade Portuguesa de Autores. 2008.
Sem comentários:
Enviar um comentário