quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A Comédia dos Enganos

Na Cidade de Beja
____________________________________________

A "Comédia dos Enganos" foi representada em Beja na semana anterior, em dois espectáculos com elencos distintos. O culminar de um curso de representação orientado pelo encenador David Silva, director da Associação Rastilho, assim o determinou.

O Workshop, que esgotou as vagas e encerrou as inscrições muito antes de iniciar os trabalhos, deixa sentir o interesse crescente que os jovens revelam pelo teatro, ou fazendo deste uma ponte para acesso a outros sectores das actividades da representação, ou da comunicação pelos canais da Arte.

Assistimos aos dois espectáculos por afinidades substanciais ao grupo e à cidade, e para observar também alguns talentos excepcionais que emergiam do global do conjunto.

As opções estéticas e dramatúrgicas sugestionadas pelo director David Silva, foram no entanto em opção final da responsabilidade dos actores intervenientes no curso. A cenografia simplificada com o aproveitamento de enormes espelhos amovíveis das aulas de dança, tornou-se complexa, dado que duplicava na imagem virtual o número de elementos em cena, permitindo ao mesmo tempo, efeitos visuais surpreendentes, que aspiram em próximos projectos, a soluções que se aguardam ousadas e apetecíveis.

A Sociedade Filarmónica Capricho Bejense é a residência permanente deste projecto que promete continuidade, muito embora alguns espectáculos aqui encenados, por natureza da sua estrutura, transitem depois de preparados, para o grande teatro da cidade Pax Julia.

Para a obra e para todos os seus intervenientes, aqui deixamos a expressão da sua enorme utilidade artística e social, com a promessa e o dever de estarmos atentos a tudo o que veio, a tudo o que vem, a tudo o que virá...

___________________________________________________________________

Copyright: Germano Vaz - Actores National Gallery - Interdita a Reprodução Sem Aviso Prévio - SPA - Sociedade Portuguesa de Autores


Sem comentários: